quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Xibiu Pede Desculpas aos Vereadores no Caso da Compra do Prédio da UNITAU

Texto: Marcos Leopoldo Guerra
 
Na 2ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba, que ocorreu ontem à noite, um dos assuntos que pareceu preocupar grande parte dos vereadores foi a compra do prédio da UNITAU. Enquanto os vereadores Bibi e Flávia Pascoal afirmavam não terem sido informados sobre o assunto o até então presidente da Câmara, Xibiu, afirmava que todos sabiam.

Logo no início da Sessão o vereador Bibi (Reginaldo Fábio de Matos) se utilizou da Tribuna Popular para relacionar uma série de problemas de Ubatuba, terminando sua fala com a nova sede da Câmara, a ser instalada no prédio da UNITAU (Rua Castro Alves no bairro do Itaguá). Bibi afirmou que apesar de ser vice-presidente da Câmara nunca foi informado sobre as transações comerciais entre Câmara e UNITAU, realizadas por Xibiu, Célio (secretário geral da mesa diretora), Paulo (procurador da Câmara) e reitor da UNITAU. Bibi afirmou ainda que o prédio da UNITAU está em local ermo, de difícil acesso para a população e que tal medida apenas isolará os vereadores da grande maioria dos cidadãos.

Após o término dos trabalhos, previstos em pauta, foi aberta a palavra aos vereadores para suas explicações pessoais. Nesse momento a vereadora Flávia Pascoal se manifestou sobre a compra do prédio da UNITAU, afirmando que apesar de ser membro da Mesa Diretora da Câmara, também não havia sido comunicada e sequer consultada sobre a questão. A vereadora citou que vários cidadãos a questionaram sobre o assunto. Por fim a vereadora considerou os valores envolvidos extremamente elevados, para um prédio que necessitará de diversas reformas e cujo custo de manutenção sequer foi avaliado, salientando, ainda, que a cidade possui outras prioridades.

O vereador Bibi pede a palavra e novamente se posiciona contra a compra do prédio da UNITAU, afirmando inclusive que como membro filiado ao PT segue as diretrizes do Partido e que em reunião extraordinária ficou definido pelo PT de Ubatuba que o Orçamento Participativo é uma meta a ser cumprida e seguida, deste modo somente através de audiências públicas, dados técnicos comparativos e ampla participação da sociedade é possível definir a melhor solução para a sede da Casa de Leis.

O até então presidente da Câmara, Xibiu, pede a palavra e afirma que todos os vereadores sabiam das negociações, sendo que a decisão final seria dos vereadores, pois ele sozinho não poderia decidir absolutamente nada. O até então vereador Gerson Biguá corre em defesa de Xibiu e afirma que todos os vereadores tinham conhecimento dos fatos. Por incrível que possa parecer todos estão corretos, tanto os que afirmaram não saber de nada quanto àqueles que afirmaram que todos sabiam. Quando Xibiu e Biguá afirmam que todos sabiam estão se referindo ao conhecimento sobre a existência das negociações, porém quando os vereadores Bibi e Flávia afirmam desconhecer se referem a total falta de comunicação e planejamento das ações que iriam ocorrer. Na realidade Xibiu apenas comunicou o que já havia feito e os vereadores Bibi e Flávia queriam ter sido informados e participado das “reuniões” que culminaram com a decisão de abrir as negociações.

Os até então vereadores Xibiu e Biguá voltam a tomar a palavra, sendo que Xibiu pede desculpas aos vereadores, afirmando, novamente que suas intenções foram as melhores possíveis. Afirma que o prédio da UNITAU possui doze salas de 50 m2 cada e que a Câmara utilizaria apenas cinco salas, ou seja, 250 m2, devendo as demais salas serem utilizadas pelo ETEC . Xibiu afirma novamente que não há nada decidido, porém Biguá em um ato falho e na ânsia de defender os interesses do amigo desavisado, afirma que todos os vereadores sabiam que no segundo semestre já estariam nas novas instalações. Xibiu ainda fala sobre seus fantasmas imaginários, afirmando existir em Ubatuba uma oposição que quer vê-los brigar. Por fim Xibiu volta a pedir desculpas aos vereadores.

2 comentários:

  1. Defino esta situação com apenas duas palavras " Os Trapalhões"...que isso não existe comunicação entre os vereadores...façam um referendo popular e verão que o povo é contra qualquer tipo de gastos milionários, porque não existe mobilização milionária para investimento em Saúde e Educação prioridades máximas em Ubatuba assim como em todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Louvo a atitude da vereadora Flavia Pascoal em defesa do gasto desnecessária para aquisição do imovel que seria a futura camara dos vereadores.
    Os municipes tem prioridade em saneamento básico, asfalto, iluminção publica. Estes tres itens são urgentissimo em nosso municipio

    ResponderExcluir