sábado, 9 de março de 2013

Dia da Mulher Prefeitura Realiza Exames de Mamografia

Texto e Imagem:  Assessoria de Comunicação PMU
Os serviços ficarão disponíveis até o dia 18 de março na Praça de Eventos da Avenida Iperoíg
A prefeitura de Ubatuba realizou uma série de ações de Saúde Pública em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na principal iniciativa, uma Carreta da Saúde, realizou as primeiras das cerca de 700 mamografias em mulheres que já estão inscritas na lista de espera pelo exame no SUS. A ação é pioneira no município e visa diminuir uma fila de quase três mil mulheres que ainda aguardam a realização do exame em Ubatuba.
O prefeito Maurício (PT) compareceu à Praça de Eventos na manhã desta sexta-feira e comemorou a ação realizada no dia Internacional da Mulher. “Fiz questão de que, nesta data reconhecida mundialmente, Ubatuba pudesse oferecer às mulheres da cidade mais do que um cumprimento de parabéns. A Carreta de Saúde, com exames de mamografia e papanicolau, se encaixou muito bem nesta proposta, pois, logo que cheguei, já recebi o agradecimento de uma senhora que estava há muito tempo na fila de espera”, ressaltou o prefeito Maurício, acrescentando que já marcou reunião com a empresa proprietária da Carreta para a realização de mais visitas ao município ao longo deste ano. No local, também foram realizados exames, como Coleta de Preventivo do Câncer (Papanicolau) e testes rápidos de Hepatite tipo C. Os serviços ficarão disponíveis até o dia 18 de março na Praça de Eventos da Avenida Iperoíg.
Além da Carreta da Saúde, a prefeitura ainda montou dois pontos de atendimento no calçadão central do município. Em um ônibus-consultório do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer de São José dos Campos (GAPC), foram realizados exames clínicos e encaminhamentos dos possíveis casos suspeitos para diagnóstico mais completo e tratamento dessas lesões. No local, cirurgiões-dentistas da Rede Municipal também realizaram palestras educativas sobre saúde bucal, como higienização, escovação, a importância da saúde bucal na gravidez, em doenças como diabetes e a realização de campanha de prevenção ao câncer bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário