quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Que Deu Errado no Brasil

Por Josmar Verillo*

Era impensável que milhares de brasileiros saíssem às ruas em protesto contra a realização da Copa do Mundo no país e contra o aumento de tarifas do transporte público. O Brasil normalmente está na imprensa mundial por causa das boas notícias do crescimento de sua economia. Mas essa não é a história completa. Os aumentos do transporte coletivo foram revogados, mas os protestos continuam.

Os brasileiros estão revoltados contra os políticos e a sua capacidade de se safar da justiça com os desperdícios de recursos – na maioria das vezes por corrupção. O povo está chamando os políticos à responsabilidade.

Estudos mostram que a corrupção está aumentando e custando mais de R$ 85 bilhões por ano. O povo não confia nos políticos e o brutal dispêndio de recursos na Copa do Mundo levou muitas pessoas a se voltarem contra a classe política.

Ainda que alguns políticos corruptos tenham sido condenados recentemente por corrupção – o caso do Mensalão onde 25 foram condenados, incluindo alguns de alta projeção – a maioria não presta contas à justiça. O Brasil é o 69º entre 174 países no Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional em 2012. Isso indica que o país tem muitos problemas de corrupção.

Ao mesmo tempo em que muito dinheiro público é investido nos estádios em cidades onde não existe público suficiente para encher os mesmos – por exemplo, Brasília e Manaus – falta a milhões de pessoas a infraestrutura básica de estradas, escolas e hospitais para tirá-los da pobreza.

A Presidente Dilma manifestou intenção de combater a corrupção em sua gestão, e ela fez um bom início. Mas a base de apoio ficou tão ampla e exigiu a criação de 40 ministérios para que a máquina pública fosse dividida entre os partidos de apoio. Esse esquartejamento da máquina pública com a criação de milhares de cargos públicos fez crescer o estado e a corrupção. Os partidos assumem Ministérios para desviarem dinheiro público para as suas organizações e para os seus membros.

Os políticos no Brasil estão caminhando na direção oposta dos desejos do povo. Eles querem tirar o poder de investigação dos promotores públicos através da PEC 37 – as condenações do Mensalão os deixou muito preocupados – pois muitos dos políticos tem contas a prestar com a justiça e eles não querem o Ministério Público conduzindo investigações. Se esta PEC for aprovada os políticos corruptos do Brasil jamais enfrentarão a Justiça. O Congresso está legislando em causa própria, para proteger os seus membros criminosos.

Quando se olha isso tudo contra o aumento dos ônibus, e o gasto com a Copa do Mundo, é evidente que o povo teria que se revoltar.

Nós estamos hoje em um mundo de imagens globais. Os brasileiros viram a revolta do povo no Oriente Médio, no Norte da África, onde ocorreram mudanças de regime. Eles estão olhando milhares de pessoas indo para as ruas na Turquia, para proteger aparentemente uma pequena praça no centro de Istambul. Eles aprenderam que se milhares de pessoas forem para as ruas, eles atraem a atenção dos políticos.

Os brasileiros estão indo para as ruas para pedir responsabilidade, transparência e o bom uso do dinheiro público. Eles querem saber como o orçamento está sendo usado. Eles não querem ver 40 Ministros viajando em jatinhos do governo enquanto eles são chamados a pagar mais pelas passagens de ônibus. Eles não querem ver montanhas de dinheiro público serem gastos em estádios que se transformarão em elefantes brancos quando as câmeras de TV se forem.

As demonstrações de rua deveriam ser um alerta para o governo e para os políticos. Eles precisam olhar para as necessidades da população.

*Josmar Verillo é Empresário, Doutor em Economia pela Michigan State University, Presidente do Grupo Kyly, Vice Presidente do Conselho da AMARRIBO Brasil.

Publicado originalmente na Alemanha – ARTE
German: http://www.arte.tv/de/7559980.html
French: http://www.arte.tv/fr/bresil-quand-la-vie-chere-exaspere/7559852,CmC=7559980.html

Um comentário:

  1. Elias Penteado leopoldo Guerra27 de junho de 2013 às 12:17


    EXCELENTE MATÉRIA E DE GRANDE IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE DEVIDO SUA ORIGEM :
    JOSMAR VERILLO E "AMARRIBO"

    ResponderExcluir