sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conto do vigário

São várias as versões da origem do termo "cair no conto do vigário". O que todas guardam em comum é que tem como tema principal um golpe de esperteza e um vigário.

Uma das histórias mais conhecidas teria como palco uma disputa entre dois vigários em Ouro Preto, ainda no século XVIII.

Tudo começou com a disputa entre os vigários das paróquias de Pilar e da Conceição pela mesma imagem de Nossa Senhora.

Um dos vigários teria proposto que amarrassem a santa num burro que estava solto na rua. Pelo plano, o animal seria solto entre as duas igrejas. A paróquia que o burro tomasse a direção ficaria com a imagem.

O animal foi para a igreja de Pilar, que acabou ganhando a disputa. Mais tarde teria sido descoberto que, o burro era do vigário dessa igreja. Segundo a pesquisadora, essa é uma das possíveis origens da palavra vigarista.

Conto do vigário é o nome dado tradicionalmente no Brasil para o crime de estelionato.

Conta a história que bandidos tentavam tomar dinheiro de incautos usando a história de uma herança que teriam ganho, de um vigário ou por intermédio de uma história escutada por um vigário, mas que para isso teriam que pagar várias taxas e outras quantias.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, vigarista quer dizer burlão ou burlona que apanha dinheiro aos incautos, servindo-se do conto-do-vigário.

Cuidado para não cair no conto do vigário.
 
 
NOTA DO EDITOR
Texto de um autor (a)  conhecido (a)  porém tímido (a), que prefere não ter seu nome publicado. De qualquer modo o realmente importante é que o texto é muito bom e bastante útil para o momento em que vivemos. Recomendo ao leitor que faça em casa, no aconchego de seu lar, no final de semana, um teste com seus familiares e amigos. Leia o texto em voz alta e pergunte a quem tal história poderia se referir nos dias atuais. Só não vale pensar em um nome e falar outro por medo de perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário