quarta-feira, 23 de março de 2011

Parabéns a PMU, a Secretaria de Turismo e a COMTUR


Foto - Marco Reale
Enquanto alguns ignorantes, como Élcio Machado em seu texto, demonstram não haver limites para a falta de conhecimento, de outro lado, surge uma grata surpresa de quem eu jamais poderia esperar. Finalmente vejo uma atitude que poderá ser o símbolo do ínicio de Ubatuba como uma cidade realmente turística. Eduardo de Souza Cesar - Prefeito de Ubatuba e Luiz Felipe Azevedo - Secretário de Turismo de Ubatuba, tomaram um atitude a altura do cargo e função que ocupam. Estou me referindo ao ocorrido na Praia Grande de Ubatuba, no último domingo 20 de março de 2011, ou seja, a campanha de limpeza da praia.

Em apenas duas horas foram retirados pelo menos 600 kg de lixo da Praia Grande. Com um pessoal bem uniformizado e com material de segurança (luvas), ao mesmo tempo que retiravam o lixo, mesmo sem falar com os banhistas, a mensagem de que depende de cada um dos usuários das praias mantê-la limpa, era indiretamente transmitida.

No sábado, 19 de março de 2011, o Ubatuba Cobra publicou matéria sobre Limpeza de Praias, onde fotos demonstravam o deplorável estado da Praia do Itaguá e a insatisfação de moradores e turistas. Saber que ações como a realizada no dia 20 de março de 2011, na Praia Grande, já estavam previstas, é motivo de comemoração que podem demonstrar que em um futuro próximo tais ações poderão ser levadas às demais praias de Ubatuba.

Enquanto os ignorantes de plantão chafurdam na lama, formada por suas críticas sem sentido, desprovidas de um real interesse por Ubatuba e próprias de quem critica por criticar, há pessoas que percebem que o simples ato de retirar lixo de uma praia pode representar muito mais. Na realidade estamos falando de gestão ambiental, cidadania e criação de um diferencial turístico. Como se não bastasse, o simples fato de termos um Secretário de Turismo Municipal, em um domingo, acompanhando os trabalhos de coleta de lixo, provoca um choque, mesmo que inconsciente, na cabeça dos banhistas, pois ninguém espera que um Secretário Municipal cate lixo e quando isso ocorre é porque algo de muito grave está acontecendo.

Nada acontece por acaso e tudo na vida possui o momento certo de acontecer. Quando estive na reunião do PGA Itamambuca, ouvi falar, pela primeira vez, em "Blue Flag" (Bandeira Azul). Oportunamente falarei mais especificamente sobre o tema. De modo bastante resumido é possível descrever o "Blue Flag" como sendo um Programa em que é concedido o rótulo ou símbolo "Blue Flag", às praias que atendam aos 32 critérios, envolvendo questões de educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. Atualmente, no Brasil, apenas a Praia do Tombo no Guarujá - SP, possui essa classificação. Ser uma das Praias identificadas com "Blue Flag" é um diferencial turístico e há muitos turistas que utilizam esse critério para a escolha do local de férias.

Um comentário:

  1. Reclamar é bom, sugerir melhoras é melhor... Acho que está faltando um princípio operacional comum que todos adotem... e parece que faltam informações neste sentido... Na Universidade de Harvard surgiu uma abordagem para um desenvolvimento sustentável que nos proporciona uma visão coerente e realizável do que se pode fazer... Há algum tempo fiz um resumo da matéria:

    http://geocities.ws/adcubatuba/A/artigos1.htm

    Espero que seja útil

    ResponderExcluir