segunda-feira, 21 de março de 2011

Um exemplo que pode motivar

Eis um exemplo real que pode despertar pessoas de seu alheamento e motivá-las para a ação. Note-se que estes fatos ocorreram em 14/08/07, no entanto trata-se de um problema atual. Pouco após a ocorrência destes fatos, em 31-08-07, o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba foi, por uma manobra imoral, ilegalmente afastado da Santa Casa, sendo impedida a entrada, na Santa Casa de Ubatuba, dos Conselheiros do Conselho Gestor do hospital e, em especial, do seu Coordenador na época, Elias Penteado Leopoldo Guerra.

Desde então a Santa Casa de Ubatuba funciona ilegalmente, pela inexistência do Conselho Gestor, já que, por Lei, é necessária a participação do Conselho Gestor quando há recebimento de verbas do Governo Federal, pelo SUS.

Poderia se dizer, então, que nada aconteceu. Mas a realidade demonstra que muita coisa já aconteceu e a situação é bem diferente daquela que ocorreu em meados de 2007. Naquela época houve algumas reações de solidariedade para com a situação do Conselho Gestor da Santa Casa, como a que está aqui descrita. Mas, lamentavelmente, poucos deram apoio ao então Coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba e com relação à inexistência do Conselho Gestor.

Esta situação se manteve até agora, apesar das ações judiciais movidas por Elias Penteado Leopoldo Guerra e Marcos de Barros Leopoldo Guerra. O importante é que as sementes do apoio continuam a existir com seu potencial de geração e agora nota-se o crescimento do nível de conscientização das pessoas, o que propicia a efetivação das ações adequadas para a efetivação dos objetivos idealizados desde então. Juntas, muitas individualmente frágeis, varetas não poderão ser quebradas por força alguma.



Controle social da saúde
Há pessoas que não acreditam no ideal de um povo com cidadania, julgando que se trata de uma utopia. Há quem afirme que o ideal expresso em nossa Constituição Federal em seu artigo 198, que determina que o sistema integrado de saúde somente exista com a participação popular, é um ideal inalcançável. Entretanto tivemos hoje, 13 de agosto de 2007, uma prova concreta e real de que esse ideal não é uma utopia, com a efetiva associação de uma imprensa autenticamente livre e comprometida com o propósito de divulgar informação a uma população, que, amadurecidamente, tem consciência de seu papel, de seus direitos e responsabilidades, e, portanto, age de acordo com essa convicção.

Foi publicada, nesta data, sob o título “A situação da Santa Casa e da Saúde em Ubatuba”, matéria informando à população a gravidade da situação da saúde em UBATUBA e na Santa Casa por falta de administração profissional e idônea, tanto no Executivo e como no Hospital e incitando-a a assumir o seu real papel e participar do processo do controle social da gestão da saúde no Município e na nossa Santa Casa. Em resposta a essa matéria, a presidente da Associação dos Moradores da Maranduba, Maria Chagas Cancellier, imediatamente enviou e-mail ao autor da divulgação, indagando se poderia também usar a matéria e participar na luta pela moralização, profissionalização da gestão da nossa Santa Casa e da saúde na nossa cidade, a qual, por nascimento ou por opção, escolheu para viver e tornar-se parte da comunidade, que, efetivamente, dá vida e significado à cidade que temos o privilégio de morar. Cabe lembrar que um graveto se quebra facilmente, mas é impossível se quebrar um maço de gravetos juntos: Estarmos juntos, em resposta a expectativa daqueles que dependem de nós, os quais temos o dever de defender e proteger, por sua idade, condições físicas ou sociais, pois estaremos protegendo e defendendo o futuro de nossa Cidade, de nosso Estado, de nosso Planeta e de nossa humanidade.

Continuemos, pois, LIVRES, imprensa e população, para cumprimos nossa missão, que é a razão de existirmos.


Elias Penteado Leopoldo Guerra

----------------------------------------------------------------------


“MENSAGEM RCEBIDA DE MARIA CHAGAS CANCILLIER



e-mail:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­



de: Maria Chagas Cancellier

para: Elias P L Guerra



Referência:


A situação da Santa Casa e da Saúde em Ubatuba (13/08/2007 - 10h12)



Em nome de minha associação e outras que quiserem, poderíamos usar este seu material para entregar nas mãos dos Srs. vereadores, endossando seu artigo e exigindo as providências aqui expostas, igualmente de nossa parte?



Abraço,

Maria Chagas Cancellier (Maria Cruz)”

­

--------------------------------------------------------RESPOSTA:

e-mail:

de: Elias Penteado Leopoldo Guerra

para: Maria Chagas Cancillier (Maria Cruz)



Olá Maria,



Sem dúvida, a matéria é pública e foi divulgada para que a população tome conhecimento da situação da nossa Santa Casa, e participem da luta para sua salvação e desenvolvimento. Sugiro quer a fonte seja mencionada, para não ficar denúncia anônima.



Fico feliz com a adesão e esta foi a intenção da publicação da matéria. Espero que o exemplo de vocês se multiplique,



Muito obrigado



Abraço

Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário