domingo, 16 de outubro de 2011

Fim da Greve dos Bancários


Após 18 dias de greve nacional dos bancários, a maior dos últimos 20 anos, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta sexta-feira (14) uma nova proposta que inclui reajuste salarial de 9% (correspondendo a um aumento real de 1,5% acima da inflação), valorização do piso salarial da categoria e uma PLR (participacao nos lucros e resultados) que passa por uma melhor formatação de distribuição nos lucros, comparado com os anos anteriores, tendo em vista que os bancos lucraram somente em seis meses o montante de 27.4 bilhões de reais. A proposta inclui ainda cláusulas sociais que visa coibir a pressão sobre os trabalhadores, que são vitimas de assedio moral e ameaças dentro das agencias.

O Sindicato estará em conversa com os bancários de Ubatuba, na segunda feira as 9h da manha analisando a proposta, porem seguindo a orientação do comando Nacional dos bancários, no sentido de aprovar a proposta para que a atividade bancária retorne a normalidade ainda na segunda feira.

A proposta traz avanços importantes especificamente para a CAIXA e Banco do Brasil e todos os bancos privados, fruto da mobilização dos trabalhadores conquistada pela greve nacional da categoria, a mais forte nos últimos 20 anos, em nível nacional com 9.254 agencias paradas. Aqui em Ubatuba tivemos a participação de todos os bancos, mesmo que pressionados pelo poder dos bancos, os bancários fizeram greve e quem não pode, protestou de alguma forma todos os dias atrasando o horário de abertura das agencias. Com isso vencemos a estratégia dos banqueiros que apostavam no cansaço da categoria. Outro fator importante foi a compreensão da população que conscientemente vem entendo que não há conquista sem luta. Os transtornos causados são produtos para o bom atendimento e prevalecer o debate de que os bancos precisam exercer o seu papel social de atender bem seus clientes, valorizar as pessoas, alem de somente pensar em lucrar e concentrar renda, cada vez mais, afirma Gerson Florindo, diretor do Sindicato dos Bancários Financiários de Taubaté e Região, que atua em Ubatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário