DATA: 09 e 10 de novembro de 2012 (sexta feira e sábado).
CARGA HORÁRIA: 20 horas (os participantes receberão certificado ao final da oficina e material pertinente ao tema da oficina via digital).
LOCAL: sede do CEDS, Rua Tres Bandeirantes, 116, São Sebastião-SP.
Objetivo da Oficina
O objetivo da oficina é apresentar ferramentas e instrumentos
para a elaboração de projetos, visando a captação de recursos, para sua
viabilidade financeira.
Público Alvo
Gestores de ONGs, membros do terceiro setor, funcionários
públicos de órgãos municipais e estaduais, ex-alunos MBA CEDS, entre
outros atores interessados do Litoral Norte de SP.
Número de vagas:30
Inscrições: com Samantha, por telefone (12) 3892.3610 ou por email:cursos@cedslitoralnorte. org.br
Programação da Oficina
09 de novembro (sexta feira) - Manhã: 9h00 às 13h00
Patricia Ortiz
- Abertura
Mariangela Paiva - Instituto Fonte
- Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
09 de novembro (sexta feira) - Tarde: 14h00 às 18h00
Mariangela Paiva - Instituto Fonte
- Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
09 de novembro (sexta feira) - Noite: 19h00 às 21h00
Waldir Luiz Ramalho, Responsabilidade Social - Gerência de Relacionamento Comunitário – Petrobras
- Apresentação dos roteiros de elaboração de projetos dos Programas da Petrobras (Desenvolvimento & Cidadania, Petrobras Ambiental, entre outros).
10 de novembro (sábado) - Manhã: 8h30 às 10h30
André Vianna
- Documentação normalmente solicitada para elaboração de projetos
- Fontes de financiamento para captação de recursos
10 de novembro (sábado) - Manhã: 10h30 às 13h00
Marcela Sobral
-
Apresentação do Sistema Siconv, para captação de recursos governamentais (https://www.convenios.gov.br/
siconv). - Credenciamento e habilitação do proponente no Sistema de Convênios.
10 de novembro (sábado) - Tarde: 14h00 às 18h00
Marcela Sobral
- Inserção de um Projeto no Sistema de Convênios.
Equipe Técnica:
- Patricia Ortiz (Coordenação da Oficina)
- Mariangela Paiva - Instituto Fonte
- Marcela Sobral
- Andre Vianna
- Waldir Luiz Ramalho, Responsabilidade Social - Gerência de Relacionamento Comunitário – Petrobras
- Equipe do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (CEDS).
Mini Currículo dos Consultores/Instituições:
Instituto Fonte: O Instituto Fonte foi
criado em 1999 por um grupo de consultores a partir do estímulo de
alguns líderes do Terceiro Setor. Surgiu da institucionalização de um
projeto de apoio ao desenvolvimento de 25 organizações de São Paulo,
chamado Projeto DIES - Desenvolvimento Institucional de Entidades
Sociais. Esse projeto foi financiado pela Fundação Orsa e pela Fundação
Kellogg. O F.O.N.T.E. contribuiu para a formação de líderes e para o
fortalecimento de organizações que hoje são influentes na sociedade,
através de consultoria e novos projetos, como o Gestão (uma reedição do
DIES) e o Manuais. O Projeto Manuais gerou uma coleção de
sete livros sobre gestão de organizações da sociedade civil que já está
na sua 3ª edição e tornou-se uma referência bibliográfica fundamental no
Terceiro Setor brasileiro. A coleção trata de temas como avaliação,
planejamento, elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação e
gestão financeira. O F.O.N.T.E. também trouxe para o português a
primeira série de livros relacionada ao desenvolvimento de conselhos e
diretorias de organizações sociais, em parceria com o BoardSource, de
Washington.
Waldir Luiz Ramalho - Responsabilidade Social - Gerência de Relacionamento Comunitário – Petrobras
André Vianna: Formado em direito e
especializou-se em gestão de projetos. Coordenou o Projeto de
Elaboração do Plano de Ação e Gestão para o Desenvolvimento Sustentável
do Litoral Norte do Estado de São Paulo parceria – ALNORTE/SMA-SP/MMA.
Coordenou o Projeto “Percepção da Paisagem e Conservação Ambiental”
financiado pelo Banco Mundial, Fundação Mc Arthur, Governo do Japão e
Global Environmental Fund, Coordenador do Projeto Praia Brava – de
monitoramento e controle do atrativo eco-turístico no Parque Estadual da
Serra do Mar, patrocinado pela Petrobrás em parceria com Fundação
Florestal e Prefeitura de São Sebastião além de outros projetos
socioambientais, é consultor autônomo e professor.
Marcela Sobral: Possui graduação
na área da Educação e com especializações em Gestão Ambiental e em
Educação, além do mestrado em Educação Ambiental (realizado através de
projeto para obtenção de bolsa pela Comunidade Européia). Aprovou
projetos com recursos do FEHIDRO e do FNMA. Foi vice-presidente do
CBH-LN. Organizou e coordenou o setor de convênios da Prefeitura de
Ilhabela-SP ficando responsável pela captação de recursos, inserção de
projetos e acompanhamento dos recursos federais (via SICONV) e estaduais
(DADE, UAM, etc.). No último ano coordenou um projeto de
desenvolvimento local para comunidade rural pelo GAIA Social, financiado
pela Votorantim Energia,
atuando também como consultora em captação de recursos dos Fundos
Governamentais.
Patricia Ortiz: Dra. em Ciências
Ambientais, responsável técnica atualmente por seis projetos da
Associação Cunhambebe patrocinados por fontes variadas. Foi Gerente de
Ecoprojetos do CEDS, na fase 1 do Convênio Petrobras, RealNorte e
Unisantos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário