terça-feira, 6 de novembro de 2012

Presidente da ACIU Fala Sobre o Comércio em Ubatuba

Ahmad Khalil Barakat, mais conhecido como “Kibe”, tem 39 anos, é casado com Samia Barakat e pai de três filhos.

Bacharel em Gestão Comercial reside em Ubatuba há 35 anos, é filho de imigrantes libaneses.

Atualmente está no comando da Associação Comercial de Ubatuba onde segue cumprindo o seu terceiro mandato como presidente.   

- Como você chegou à Associação Comercial de Ubatuba?
 Por um simples pensamento, que a melhor forma de pensar em si é pensar em todos. Em 2004 fiz um seminário do Sebrae, nele me despertou o sentimento associativista, conversei com alguns amigos que compraram a ideia, nos planejamos e já em 2005 disputamos a nossa 1° eleição.
     
- Como você avalia os comerciantes da cidade?
São guerreiros, pois segurar as portas abertas em uma cidade cuja sazonalidade é muito alta como aqui, demanda muita habilidade e força de vontade. 

- Quando você ficou á frente da ACIU em 2005, qual era a realidade vista? O que mudou?
Quando iniciamos a nossa gestão já tínhamos diversos planos e objetivos. Antes do nosso mandato estudamos como é, e como queríamos que fosse a administração da ACIU. Fizemos uma administração mais dinâmica, mais pautada com planejamento, tínhamos um acompanhamento sistemático com ações e prazos. Me lembro que quando iniciamos a obra do prédio já tínhamos uma previsão de inauguração, esta data teve na época uma alteração muito pequena. Na época tínhamos algo em torno de 500 associados, hoje quase dobramos este número. 

- Como a ACIU vem sendo fortalecida e motivada para crescer ainda mais na região?
A ACIU sempre participa dos congressos e seminários da nossa região, temos um entendimento muito forte com a nossa federação e associações da região, estamos sempre trocando informações importantes.

- Quais as maiores dificuldades em ser o presidente da ACIU?
Conciliar atividades da ACIU com as particulares e difundir o associativismo.

 - Quais as ferramentas utilizadas pela ACIU para difundir, entre as empresas filiadas, a importância do associativismo?
Procuramos atrair empresas pelos nossos serviços, temos uma excelente assessoria de comunicação que divulga nossos trabalhos e benefícios.

- Quais as maiores dificuldades que a ACIU enfrenta hoje?
A ACIU tem crescido muito nos últimos anos, vem ganhando credibilidade, o que ajuda a diminuir as dificuldades, mas, difundir o associativismo ainda é a maior delas.

- Que conquistas destaca em suas três gestões? Pensa em ir para um quarto mandato?
Tivemos importantes conquistas nestes últimos 7 anos, todas elas foram importantes, lógico que a sede própria e a aquisição de novas máquinas foi a principal delas. Podemos citar também a abertura do Posto do Sebrae que trouxe capacitação para os empresários locais,  o trabalho de comunicação e o Clube da ACIU, estes que para mim foram responsáveis pelo o aumento efetivo de associados.

Não posso deixar de citar o FORMA, que trouxe capacitação para mais de 4.000 pessoas, um trabalho fantástico de responsabilidade social.

Em relação à um próximo mandato, a princípio não penso, ainda vamos discutir a respeito.

- Na sua opinião, o que ainda precisa ser feito em relação à entidade?
O poder público precisa escutar mais a ACIU. A Associação Comercial é a legítima representante das  pequenas e médias empresas, é necessário que haja um entendimento entre ambas as instituições pensando em um único objetivo, o progresso de nossa cidade. Esperamos que o próximo prefeito estreite suas relações conosco.
      
- Qual seu pensamento referente a temporada de verão?
A temporada de verão já esta aí, não sabemos qual será a programação deste ano, prefiro pensar em como será após a temporada e o próximo verão, precisamos começar a pensar um pouco mais no futuro. a nossa cidade precisa se profissionalizar, precisa investir em infraestrutura e capacitação profissional.

Precisamos formatar os nossos produtos turísticos, não podemos apenas nos prender na temporada de verão, precisamos diminuir a sazonalidade, divulgar a nossa cidade e trazer bons eventos. 

- Estão pensando em algo para o Natal?
Sim, estamos negociando uma iluminação decorativa  para este Natal, mas prefiro aguardar para dar mais detalhes a respeito. 

Um comentário:

  1. Gostaria de saber do Khalil o que ele acha dos ambulantes que não ambulam nas praias de ubatuba, como as barracas de lona que se instalam lado a lado e vendem de tudo, principalmente na PG e Toninhas. Na minha opinião, além de serem esteticamente desagradaveis, prejudicam o comercio formal, pois competem com aqueles que empregam e pagam impostos. Grato.

    ResponderExcluir