segunda-feira, 16 de maio de 2011

Passeata - Ubatuba - Projeto: "Dengue, Aqui não!

Escola Municipal Padre José de Anchieta - Rua Amazonas, nº 595 - Bairro Sumaré - Ubatuba-SP - anchietaubatuba@hotmail.com


Nesta sexta-feira, dia 13 de maio de 2011, no entorno da E. M. Padre José de Anchieta, Rua Amazonas, Bairro Sumaré, em Ubatuba/SP, alunos, pais, professores e diversos moradores da comunidade realizaram uma passeata de combate a Dengue em parceria com os Agentes de Controle de Endemias de Ubatuba.
Os preparativos e a passeata estão a disposição para visualização neste vídeo abaixo*, onde todos os participantes percorreram o entorno da escola, inclusive em locais das ruas dos bairros Sumaré e Parque Guarani, que enfrentam sérios problemas de moradias em locais próximos ao Rio Tavares, que sofre alagamentos e enchentes frequentes, que chegam a invadir as residências dos moradores da comunidade escolar.

Os Agentes de Controle de Endemias juntamente com alunos dos 1ºs, 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, Pais e Professores desta unidade escolar de Ensino fundamental - E. M. Padre José de Anchieta - distribuiram material de orieontação sobre a eliminação dos criadouros do mosquito vetor do Dengue, o Aedes Egypt e, em coro com palavras e frases, como: "Ubatuba Sim,  Dengue Não!", cantando a Paródia"Dengue, Aqui Não!", acompanhada pela Guarda Municipal e um carro de som tocando a paródia-tema, despertou a curiosidade de moradores, que saiam de suas casas e vinham saudar a caminhada que, além do entorno da escola, adentrou o Parque Guarani, que sofre com frequencia os malefícios de terem que morar ao lado de um rio poluído, que muitas pessoas não respeitam, porque acabam jogando lixo nas ruas (que vão entupir os bueiros e deslizar ao rio) e em lugares inadequados, como o das proximidades do final da rua Rio Grande do Sul com o Aeroporto Gastão Madeira, que deixam mais suja a cidade; sem contar a falta de desassoreamento do leito rio e da limpeza propriamente dita do mesmo. Esclarecendo o leitor, Desassoreamento é retirada do acúmulo de entulhos/lixo do leito de um rio, ou canal, dando um fluxo livre às águas, e com isso facilitando a limpeza ou até a navegação, quando possível.

O Projeto realizado por sugestão da Professora Arlete Lemos, envolveu a participação de todos os professorers e mobilizou toda a comunidade escolar, principalmente pela parceria com os Agentes de Controle de Endemias do município de Ubatuba.

Realmente valeu a pena e todos saíram muito satisfeitos com os resultados. Só falta, agora, lógicamente, a limpeza e conservação destes locais (que não são os únicos de nossa cidade) e a devida coleta dos lixos; quanto ao desassoreamento do Rio Tavares (e outros rios), bem como a continuidade dos trabalhos de concientização das escolas, dos agentes de controle de endemias e da comunidade como um todo, não devem ser interrompidos esses processos. A conscientização, a discussão nos bairros, as parcerias das escolas com os gestores públicos, empresários e comerciantes, através de palestras constantes, deve, sem dúvida, contribuir para que, daqui alguns anos, comece um trabalho mais inteligente, preciso e contínuo do trato com as moradias irregulares, da limpeza e embelezamento do município de Ubatuba. A natureza e a saúde de todos nós agradecem!

Prof. Alfredo Francisco Fragoso Neto - E.M. Padre José de Anchieta - 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário