sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tato e correligionários participam de debate sobre segurança

 
Para democratizar informações, melhorar a articulação e viabilizar ações e projetos que proporcionem a melhoria de qualidade de vida em Ubatuba, uma rede de entidades se uniu e criou o Movimento Ubatuba em Rede.
O movimento organiza um encontro toda terceira segunda-feira de cada mês, na Câmara Municipal, às 19h. Na última, foi a vez de discutir o tema "Segurança Pública - Problemas e Propostas", com os convidados: Capitão Alexandre de Oliveira Guimarães - Comandante do Batalhão da Polícia Militar, que não pode estar presente; Dr. André Costilhas - Delegado da Polícia Civil; Dr. Thiago Penha de Carvalho Ferreira - Presidente da OAB-Ubatuba; Marcelo Annunziato Ramos - Polícia Rodoviária Federal e Rafael Riccardi Irineu - Secretário Municipal de Segurança de Ubatuba.

Na abertura, o prof. Rui Grilo falou sobre a desvirtualização do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e dos CMDCA’s (Conselhos Municipais dos Diretos da Criança e do Adolescente), que ainda não assumiram o seu papel formulador de políticas públicas. Apesar da desarticulação interna destes órgãos, o Projeto Ação e Proteção desponta como uma tábua de salvação, mas precisa ir além das divergências pessoais e/ou políticas. O professor fez também uma síntese do andamento das discussões do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do Litoral Norte.

Anunzziato, Rui, André, Irineu e Costilhas

Ricardi Irineu relatou a composição da sua pasta, a dificuldade de realizar um bom trabalho devido à grande extensão territorial do município, etc.

Annunziato explicou como a PRF tem reprimido o tráfico de seres humanos. Como a principal preocupação é a conscientização, os policiais tem aplicado o Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil (Instituto WCF), que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. “Cada um de nós tem a obrigação de combatê-la”, alertou o policial.

Segundo o Dr. Costilhas, o meio mais eficaz de combater a exploração sexual é a denúncia. “O crime organizado está cada vez mais dinâmico e a polícia tem que provar que está mudando”, sentenciou.Já o Dr. Thiago apresentou uma visão social da OAB e elogiou os policiais. “A investigação em Ubatuba é muito ruim. Quem trabalha aqui, se doa muito mais”, justificou. Ele ainda alertou que a OAB também pode receber denúncias e ainda assessorar para dar continuidade.

Petebistas participaram dos debates

Na ocasião, foram debatidos problemas como criação da polícia comunitária, falta de reuniões dos conselhos municipais, ações sobre os moradores de rua, situação crítica da praça de skate com a falta de iluminação, cuidados com a prevenção, fortalecimento da rede, democratização da informação, denúncias e ameaças, falhas do sistema brasileiro de segurança, força-tarefa com o efetivo local, punição para conselheiro faltoso, instalação do disque-denúncia e câmera de segurança, entre outros.

Para Tato – Anderson José Rodrigues, presidente municipal e coordenador regional do PTB, que participou do debate com demais correligionários, o mais importante é saber que ainda existem pessoas como estas que estão “preocupadas e prontas para atuarem” a favor da sociedade. “Se o Município fizer a sua parte e der o amparo justo, tenho certeza que acabaremos de vez com a criminalidade dentro da nossa Cidade”, justificou o petebista.
 


NOTA DO EDITOR 

Veja Também as seguintes matérias já publicadas sobre a mesma reunião:


Nenhum comentário:

Postar um comentário