terça-feira, 16 de abril de 2013

O Troco ao STF


Texto e Imagem: Josmar Verillo (*) - AMARRIBO

Durante mais de um século, o Supremo Tribunal Federal foi conivente com as barbaridades cometidas pelos poderosos políticos brasileiros. A entidade nunca puniu crimes de corrupção, e os processos sempre mofaram em suas prateleiras até que a generosa prescrição por tempo transcorrido apagasse os mal feitos, e os perpetradores continuavam a sua vida saqueando o povo brasileiro. A história da nossa república foi construída com essa noção de manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Enquanto prevalecia esse estado de coisas, os políticos não se preocupavam com leis que se tornavam mais duras, algumas vezes por pressões da população, e outras vezes por pressões internacionais, por força de tratados que o país assinava, porque a impunidade estava assegurada. Quem tinha que fazer o papel de aplicar justiça não o fazia.

Bastou o Supremo Tribunal Federal mudar de postura, e pela primeira vez na história punir alguns políticos envolvidos em corrupção, acabando com décadas do império da impunidade, e a classe política acordou. Com a impunidade não mais assegurada, eles vão mudar a regra do jogo. E a próxima regra do jogo é não investigar mais. Eles querem conseguir isso retirando do Ministério Público a atribuição de investigar, através de uma emenda constitucional, denominada a PEC da Impunidade.

Com exceção da Polícia Federal, nenhuma outra instituição policial do país tem capacidade de investigar qualquer crime, pois as polícias civis não tem capacidade de investigar nem mesmo os crimes comum que ocorrem em suas comunidades, imaginem investigar crimes de políticos. As polícias civis estão subordinadas ao Poder Executivo, que é onde a maioria dos crimes ocorrem. Com a PEC 37/2011, os políticos corruptos esperam assegurar a impunidade no futuro. É uma medida em causa própria. Milhares de denúncias de crime cometidos por políticos corruptos vão cair no vazio e ficar impunes.

Essa medida é um troco do Congresso Nacional ao Supremo Tribunal Federal quando esse decidiu mudar a sua história de impunidade e fazer cumprir a lei. No Congresso estão alojados muitos políticos que tem envolvimento com desvio de recursos públicos, e para salvar a própria pele e não prestarem contas pelos seus atos, não hesitam em lançar o país no casos, que é o que vai acontecer se esse medida for votada. Vai voltar a prevalecer a lei do mais forte, e a população vai sofrer ainda mais as agruras da falta de recursos, e da desorganização social.

Nessa jornada insólita, os parlamentares contam com o apoio de profissionais da advocacia que defendem criminosos poderosos e endinheirados, e que muitas vezes não conseguem garantir a impunidade dos seus clientes por causa da atuação do Ministério Público. Então esses profissionais também apoiam essa medida, pouco importando o que vai acontecer com o país.

Essa emenda constitucional que retira do Ministério Público a atribuição de investigação, além de ser um retrocesso institucional enorme, fere tratados internacionais assinados pelo Brasil, como é o caso do Tratado da OEA, e o Tratado da ONU, cuja aplicação sofreu uma avaliação recente e o Brasil teve uma nota positiva em função dos avanços institucionais conquistados nos últimos anos. A PEC 37 se aprovada vai reverter essa avaliação positiva do Brasil e vai afetar muito negativamente a imagem do país no exterior, e vai aumentar a desigualdade social, pois quem sofre com a atuação dos corruptos é a classe mais humilde.

(*) Josmar Verillo, Doutor em Economia pela Michigan State University, Presidente do Grupo Kyly, membro do Conselho de Administração da AMARRIBO BRASIL.

Assine aqui a petição contra a PEC 37:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ordem do Dia da 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 16 de abril de 2013

O Vereador Eraldo Todão Xibiu – PSDC, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 10ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 16 de abril de 2013, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

01 – Projeto de Lei nº. 19/13, Mensagem nº. 013/13, do Executivo, que dispõe sobre a qualificação de entidades de fins não econômicos como Fundação e autoriza o Poder Executivo a firmar contratos de gestão com fundações e termos de parceria com organizações da sociedade civil de interesse público, e dá outras providências.

02 - Projeto de Lei nº. 21/13, do Ver. Bibi - PT, que acrescenta dispositivos a Lei nº 2.584 de 06 de setembro de 2004.

03 - Projeto de Lei nº. 22/13, do Ver. Bibi - PT, que altera o Parágrafo Único do Artigo 1º da Lei nº 3.572/2012.

04 - Moção nº. 03/13, do Ver. Ivanil Ferretti - PDT, de congratulações á Bailarina, Coreógrafa e Professora de Balé Alessandra Penha de Carvalho Ferreira.

05 - Requerimento nº. 40/13, de todos os Vereadores, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, solicitando empenho e esforços com a mais breve urgência para solucionar os problemas financeiros que afligem e comprometem os procedimentos executados pelo CTFM.

06 - Requerimento nº. 41/13, do Ver. Bibi - PT, ao Exmo. Sr Paulo Roberto Altomani, DD. Prefeito do Município de São Carlos, que nos forneça documentos sobre os procedimentos/tramites que foram necessários para a importante implantação do Programa de Incentivos Ambientais aos Contribuintes do IPTU.

07 - Requerimento nº. 42/13, do Ver. Bibi - PT, ao Exmo. Sr Marcelo Barbieri, DD. Prefeito Municipal de Araraquara, que nos informe a cerca dos procedimentos sobre o projeto de “Desconto de IPTU VERDE”.

08 - Requerimento nº. 43/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, á ELEKTRO, para que execute os serviços de extensão de rede elétrica na Rua Maria Benedita Conceição, Bairro do Taquaral, altura do nº 550, 547, 565 e ponto final de ônibus.

09 - Requerimento nº. 44/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, á ELEKTRO, afim de que forneça o embasamento legal, extensão de rede elétrica na Rua Maria Benedita Conceição, Bairro do Taquaral.

10 - Requerimento nº. 45/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, ao órgão competente que execute o serviço de iluminação ornamental na Rodovia SP 55, inicio do trevo da cidade até o Bairro do Sumidouro.

11 - Requerimento nº. 46/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, á SABESP, que se proceda a extensão da rede de esgoto nas Ruas Internacional, AV São Paulo até a Rua Guarani; Rua Madureira, Rua Radium, Rua Nacional e Internacional Rua Atlético Mineiro, Rua Jabaquara, Bairro da Estufa I.

12 - Requerimento nº. 47/13, do Ver. Ivanil Ferretti - PDT, á Empresa de ônibus “Verde Bus”, estudos se ha possibilidade do ônibus que sai do terminal ás 11:00 e 16:15 hs, que faz o percurso do Bairro do Corcovado, que entre até o Bairro da Folha Seca, a fim de atender alunos.


Eraldo Todão Xibiu - PSDC
Presidente

domingo, 14 de abril de 2013

Novo Site da Prefeitura de Ubatuba Está no Ar

Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação da PMU

Está no ar o novo site da Prefeitura de Ubatuba, criado para facilitar o acesso aos serviços e informações do município e garantir transparência nas ações da administração pública municipal.

No portal é possível ter acesso aos diversos serviços on-line da prefeitura, como solicitação de Certidões (negativa, débito, valor venal, etc), Débitos e Parcelamento de IPTU, Ficha de Controle de Acordo, Ficha de Controle de Honorário, ITBI, Nota Fiscal Eletrônica, Protocolo, 2ª Via de boletos, 2ª Via de honorários e termos, 2ª Via do IPTU, dentre outros.

Visando à transparência dos seus atos e resultados, o governo já colocou a disposição da população o Portal da Transparência, que pode ser acessado através do site da prefeitura. Nas páginas do portal serão disponibilizadas informações sobre os gastos realizados com a folha de pagamento da Administração Direta (Recursos Humanos), com o Planejamento Orçamentário autorizado pela Câmara Municipal e sobre a execução orçamentária do exercício, atualizada, com dados de gastos com fornecedores em suas diversas modalidades.

A prestação de contas públicas é um direito do cidadão e uma importante ferramenta para o exercício da democracia. Para acessar o novo site da Prefeitura Municipal de Ubatuba, basta utilizar o endereço eletrônico www.ubatuba.sp.gov.br.

As 10 Publicações Mais Lidas na Semana

09/04/2013, 2 comentários

















































































Secretários Municipais Deverão Ter Nível Superior

 
Texto e imagem: Câmara Municipal de Taubaté - SP

Para que possam ser nomeados, os secretários municipais de Taubaté deverão ter concluído o nível universitário. A exigência está contida no projeto de lei de autoria dos vereadores Carlos Peixoto (PMDB) e Luizinho da Farmácia (PR), aprovado dia 10 pela Câmara de Taubaté. Se a proposta for sancionada pelo prefeito, a administração municipal terá 30 dias para se adequar à norma.
 
Luizinho da Farmácia esclareceu que o cargo de secretário deve ser técnico e corresponder às necessidades da população. Negou que o projeto tenha como alvo algum secretário municipal e exemplificou que a exigência é requisito para o chefe de gabinete de vereador. Para ele, a aprovação da propositura foi necessária também para justificar o aumento do subsídio dos secretários.
 
Carlos Peixoto lembrou que a ideia do projeto surgiu logo após a votação do aumento dos subsídios dos secretários e salientou que a exigência se aplica aos gerentes municipais. “O mínimo que tem que ter é nível superior. Isso não quer dizer que aquele que tem nível superior é mais capacitado”, discorreu o vereador.
 
Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) opinou que não bastam somente secretários “técnicos e competentes” trabalhando na Prefeitura, mas é preciso que o prefeito cobre “metas e resultados”.

Sempre Retardatários

Texto: Pedro Cardoso da Costa (*)
 
Nós brasileiros temos o hábito de concordar, mesmo sobre as ações, atos e costumes que devíamos discordar e até combatê-los. Mas esse pensamento é fomentado pelos gestores públicos, por formadores de opinião, empresários, comerciantes, professores e líderes em geral. Passou da hora de mudar esse conceito de que ser passivo seja uma virtude em qualquer situação. E os principais a se beneficiarem com essa acomodação são nossos políticos, com destaque para os executivos.

A História comprova que temos uma cultura de ser o último nas questões sociais negativas. Este país foi uns dos últimos a acabar com a escravidão. Somente após uns 111 anos que os londrinos já subiam e desciam de metrô, inaugurou-se a primeira linha na cidade de São Paulo. Ficou uma eternidade sem ampliação. O México, que começou na mesma ocasião, tem sua rede metroviária três vezes maior de que a de São Paulo.

Com muita propaganda ideológica, inclusive da Justiça Eleitoral, uma função que talvez não seja dela, quase todos os brasileiros são obrigados a votar, quando quase toda a América Latina já tem a faculdade na escolha. Triste é ninguém se sentir incomodado que a Venezuela e Bolívia estejam à frente com o voto facultativo.

Dois episódios recentes ilustram bem comprovam essa cultura anestesiante de ser o último com naturalidade: a aprovação de uma lei no Rio de Janeiro para punir quem jogar lixo na rua e a manifestação favorável à diminuição da maioridade penal do governador de São Paulo.

Qualquer pesquisa comprovaria que mais de cem mil jovens já foram assassinados por outros nos 20 anos de governo do Partido de Geraldo Alckmin em São Paulo. Tanto a vítima quanto o assassino são crias, direta ou indiretamente, do governador. Entretanto, só agora ele se deu conta da gravidade da situação. E caso se crie uma isenção absoluta, que seja de 12 anos, no máximo. E se essa proposta de diminuição defendida pela maioria fosse aprovada, em pouco tempo se estaria discutindo que o jovem com 15 anos e 10 meses teria a mesma compreensão de outro com 16 anos. Seria ideal que a lei seguisse o exemplo da Inglaterra, ao definir a punição pela capacidade de discernimento do autor do delito.

Semelhante à lei carioca existem várias em São Paulo normatizando a questão do lixo e da conservação da cidade. A principal, a de n. 10.315/87, já tem 26 anos de existência. Essas normas são feitas apenas para marketing e por isso até hoje a capital paulistana é uma sujeira só. É provável que a prefeitura nunca tenha aplicado nenhuma multa durante todos esses anos. Ou seja, a lei do Rio de Janeiro servirá apenas para algumas entrevistas do prefeito, mas os cariocas continuarão a nadar na sujeira que eles próprios produzem. Além de as leis serem criadas para o papel, nossas autoridades continuam sempre retardatárias na solução de questões sociais elementares. Por enquanto segue a predileção nacional pela lanterna no ranking mundial. Num futuro recente, o Brasil será o último a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 
 
(*)  Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP -  Bacharel em direito

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura Inicia Projeto de Reorganização do Centro Comercial da Cidade




Texto e Imagens: Assessoria de Comunicação da PMU
A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta semana o Projeto de Reorganização do Centro Comercial de Ubatuba. A iniciativa tem o objetivo principal de, em um curto espaço de tempo, melhorar a organização e a limpeza do calçadão municipal.
A primeira medida do projeto já se tornou realidade para a população. Dezenas de pequenas lixeiras e dois contêineres foram adquiridos por meio de apoio do vice-prefeito Sérgio Caribé (PMDB) e já estão instalados no calçadão. Ainda no sentido de melhorar a limpeza do local, a prefeitura solicitou à empresa Sanepav mais um varredor diário para atuar no Centro Comercial da cidade.
“Nós já conversamos com a Sanepav e a coleta de lixo no calçadão será realizada duas vezes por dia (14h e 19h). Além disso, conseguimos o acréscimo de um gari na equipe local, fazendo com que a região tenha sempre, pelo menos, um varredor durante o horário comercial. Ainda com relação à limpeza, a Comissão de Limpeza Urbana e Proteção Ambiental (Copam) também já está atuando no centro comercial, com o objetivo de orientar os comerciantes e transeuntes sobre os cuidados necessários com o espaço”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Juan Blanco Prada.
Além das questões sobre limpeza, o projeto de reorganização do calçadão também tratará da conservação de estruturas e da criação de espaços para estacionamento de bicicletas. “Já estamos conversando com a Secretaria de Obras e de Urbanismo no sentido de dinamizar os trabalhos de reformas necessárias para os bancos e outras estruturas do local. Além disso, também já estamos definindo o melhor projeto para ampliarmos as vagas para estacionamento de bicicletas, pois, infelizmente, a desorganização das bikes acaba também gerando uma sensação de desordem e poluição visual para o calçadão”, ressalta Juan, esperando que a região se torne um modelo para o resto do município.

Composição do Comitê de Bacias Hidrográfica

Deliberação CBH-LN Nº 136, de 27-3-2013

Dispõe sobre a posse dos representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte para o biênio 2013- 2015
 
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, no uso de suas atribuições e considerando:
* o Estatuto, que dispõe sobre sua composição e estrutura;
* o processo eleitoral iniciado em janeiro de 2013, quando foram definidos prazos, regras e procedimentos para a eleição ou indicação de nomes para a composição do CBH-LN;
* as correspondências enviadas para os titulares das pastas dos segmentos Estado e Municípios;
* o processo eleitoral que definiu os representantes da Sociedade Civil Organizada para participar do CBH-LN;
 
Delibera:
 
Artigo 1º. - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, até março de 2015, passa a ter a seguinte composição:
 
I – Pelo Segmento Estado
 
a -CETESB:
 
Titular: Sylvio do Prado Bohn Jr.
 
Suplente: Ronaldo Antonio de Souza
 
b - DAEE:
 
Titular: César Alvarenga Galdino
 
Suplente: Fabrício Cesar Gomes
 
c – Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI
 
Titular: Antonio Carlos Caetano Marchiori
 
Suplente: Maurício Rúbio Pinto Alves
 
d - Instituto Florestal:
 
Titular: Humberto Gallo Júnior
 
Suplente: Maria de Jesus Robim
 
e - SABESP:
 
Titular: José Bosco Fernandes Castro
 
Suplente: Josival Alves de Souza
 
f - Secretaria de Estado da Saúde:
 
Titular: Luciana Raguza
 
Suplente: Clayton Martins Gonçalves
 
g - Secretaria de Estado da Educação:
 
Titular: Ludmila Sadokoff
 
Suplente: Simone Regiane de Almeida Cuba
 
h - Secretaria de Estado de Negócios da Segurança Pública (Polícia Ambiental):
 
Titular: Cap. PM Marco Aurélio Ribeiro da Silva
 
Suplente: 1º Sgt PM Eliézer de Jesus Vieira
 
i – Instituto Geológico
 
Titular: Pedro Cariganto Basílio Leal
 
Suplente: Célia Regina de Gouveia Souza
 
j – Secretaria de Estado e Meio Ambiente
 
Titular: Fabiano Vanone
 
Suplente: Fábio Luciano Pincinato
 
k - Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP:
 
Titular: Cleide Azevedo
 
Suplente: Waldir Marques Junior
 
l - Fundação Florestal:
 
Titular: Miguel Nema Neto
 
Suplente: Debora Gutierrez
 
II – Pelo Segmento Municipal
 
a - Prefeitura de Caraguatatuba:
 
Titulares: Prefeito Antonio Carlos da Silva, Marcos Lopes Couto, Maria Inez Moura Fazzini Biondi,
 
Suplentes: Antonio Carlos da Silva Junior, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, Miriam Gonçalves
 
b - Prefeitura de Ilhabela:
 
Titulares: Prefeito Antonio Luiz Colucci, Edivaldo Anízio da Silva, Maurício Burizik Calil
 
Suplentes: Júlio Cezar de Tulio, Ronaldo Alves de Sousa, Daniel Figueiredo Vilela
 
c - Prefeitura de São Sebastião:
 
Titulares: Prefeito Ernane Bilotte Primazzi, Eloísa da Conceição, Eduardo Hipólito do Rego
 
Suplentes: Silvio Romero Nogueira Filho, Fernando Aurélio Parodi, Pérsio Mendes
 
d - Prefeitura de Ubatuba:

Titulares: Prefeito Maurício Humberto Fornari Moromizato, Juan José Blanco Prada, Maurici Romeu da Silva
 
Suplentes: Jaime Coelho Lula, Helena Kawall, Claudia Camila Faria de Oliveira
 
III- Pelo Segmento Sociedade Civil a - Entidades Associativas de Bairro
 
Titular 1: Associação Amigos do Bairro do Itaguá - Acaraú – SABIÁ – Georg Mascarenhas Worth
 
Suplente 1: Associação Amigos da Pedra Verde – AAPVE - Ulisses Berbarian Miguez

Titular 2: Associação Amigos de Itamambuca – SAI – Ana Carolina dos Santos
 
Suplente 2 : Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta - Flávia Cysne Suarez Navarro
 
Titular 3: Associação Amigos do Bairro da Pedreira – AMBAPE – Israel Silva Bispo
 
Suplente 3: Vago
 
Titular 4: Associação Amigos do Sul de Ilhabela – AMBSul – Pablo Frederico Melero 

Suplente 4: Vago
 
b - Entidades Associativas de Agricultores e Artesãos
 
Titular: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba - STTR – Inês de Sá 

Suplente: Fundação Alavanca – Yara Caño Pavesi
 
c - Entidades Ambientalistas
 
Titular 1: Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba – ASSU – Caio Marco Antonio
 
Suplente 1: Associação Ambientalista Terra Viva – ATEVI – Maria da Penha Mateus Gomes
 
Titular 2: Instituto Onda Verde – Marcia R. Curcio
 
Suplente 2: ONG Maranata Ecologia – Maria das Mercês Rojas Marin Serra
 
d - Entidades de Defesa dos Interesses Difusos dos Cidadãos
 
Titular: Instituto da Árvore – Rui Alves Grilo
 
Suplente: Associação Pólo Produtivo – Maria Rosa
 
e - Entidades representativas de Associações de Profissionais relacionadas a Recursos Hídricos
 
Titular: Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Caraguatatuba - AEAAC- Paulo André Cunha Ribeiro
 
Suplente: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES/S – Denise M. Elisabeth Formaggia
 
f - Entidades de Ensino Superior e/ou de Desenvolvimento de Pesquisas Científicas
 
Titular: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo IFESP Campus Caraguatatuba – Francisco Fabbro Neto
 
Suplente: Instituto Ilhabela Sustentável – Carlos Roberto Nunes
 
g - Entidades Associativas de Pescadores
 
Titular: Colônia Z10 – "Ministro Fernando Costa" – Jerri Eduardo Morais
 
Suplente: Colônia Z6 “Senador Vergueiro” - Benedita Aparecida Leite Costa
 
h – Entidades dos Setores de Comércio, Serviços e Indústria
 
Titular: Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela – Jorge Guaracy Ribeiro
 
Suplente: Associação Náutica do Litoral Norte de São Paulo
 
– Mara Ester M. de Souza
 
Artigo 2º. Esta Deliberação entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo. (publicado em 06 de abril de 2013)

Antibióticos


Fonte ACIU 
Texto: João Marcelo Leite (*)

Antibióticos são substâncias produzidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos (produzidos em laboratório farmacêutico).

A finalidade do antibiótico é combater os microrganismos causadores de infecção no homem. O uso indiscriminado e sem orientação e acompanhamento médico, pode ser prejudicial a saúde. A posologia, a quantidade e o horário desses medicamentos, se não forem respeitados, favorecem o aparecimento de cepas (micro-organismos) resistentes, podendo se tornar letais para o homem, pois seria preciso cada vez mais tomar novos antibióticos, deixando esses micro-organismos mais potentes frente a mesma infecção.

Atualmente existem diversos tipos de antibióticos potentes contra diversos tipos de doenças. O primeiro antibiótico foi desenvolvido pelo pesquisador inglês Alexandre Fleming.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou nova norma para a venda de antibiótico no país. A RDC nº 20/2011.

A dispensação com a retenção da receita continua valendo. Agora a primeira via do receituário ficará com o paciente e a segunda via será retida na farmácia. O médico prescritor deverá informar também a idade e o sexo do paciente no receituário.
 
 As receitas para antibióticos passam a ter a validade de 10 dias a partir da data de emissão e a primeira via pode ser usada mais de uma vez, (em tratamentos prolongados, dentro de um prazo máximo de 90 dias da emissão da receita), desde que para essa regra, o médico especifique que se trata de um medicamento de (USO CONTÍNUO). A quantidade adquirida para ser utilizada pelo paciente a cada 30 dias.

(*) João Marcelo Leite -CRF-SP 28741 éFarmacêutico - Bioquímico

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os Parlamentares Mais Assíduos em 2012

Fonte: Revista Congresso em Foco

Ao todo, 17 deputados e dois senadores foram a todas as sessões destinadas a votação. Veja a lista dos parlamentares que registraram presença mais vezes ano passado, de acordo com levantamento da Revista Congresso em Foco:
 

 

Pedestre é Indenizada por Queda em Calçada Irregular

Indenização por danos materiais foi negada, assim como a indenização por danos estéticos 
 
Fonte | TJSP

A 3ª Câmara de Direito Público manteve indenização por danos morais, no valor de R$ 3 mil, a J.M.S.D., pleiteada após sofrer uma queda em calçada irregular, na cidade de São Vicente, que resultou em fratura no seu tornozelo. A indenização por danos materiais foi negada, assim como a indenização por danos estéticos.

A Prefeitura de São Vicente, em sua apelação, afirmou que não havia buraco ou desnível na calçada, não havendo, portanto, responsabilidade da administração municipal. Requereu também a reconsideração da indenização por danos materiais e estéticos, bem como a por danos morais, no valor de R$ 3 mil, por não terem sido comprovadas as despesas alegadas. Requereu redução da verba honorária de R$ 2.900,00.

O relator Marrey Uint, em seu voto, declarou que “é fato incontroverso que o  acidente ocorreu tendo em vista a declaração da testemunha A.D.S.S., que afirmou ‘saber no ato que a requerente escorregara na calçada, a qual não tinha piso antiderrapante e tinha buraco’, sendo que o depoente é pedreiro e por isso entende que no caso caberia o piso antiderrapante”. A testemunha afirmou que J.M.S.D. demorou de três a quatro meses para se recuperar.

"Atendendo à peculiaridade do caso e à finalidade da prestação jurisdicional”, afirmou o relator, “que deve assegurar a adoção de critérios de razoabilidade, o valor da indenização por danos morais merece ser mantido, quanto aos danos materiais, no entanto, não houve a devida comprovação de gastos e despesas efetuadas, devendo ser excluída essa condenação para a prefeitura”.

Marrey Uint afirmou também que indenização por danos estéticos “se tornariam devidos somente se a lesão importar em desfiguração e rejeição da vítima no ambiente social, o que não ocorre no presente caso”.

O relator finalizou afirmando, “dá-se parcial provimento ao recurso da Prefeitura de São Vicente somente para excluir a condenação por danos materiais e estéticos, determinada pela sentença, mantida a verba sucumbencial fixada”.

Participaram da turma julgadora, que votou de forma unânime, os desembargadores Camargo Pereira e Ronaldo Andrade.
 

OAB Lança Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários

Campanha vai contribuir com trabalhos que estão sendo desenvolvidos na fiscalização e combate às iniciativas que atentam contra a dignidade dos advogados 
 
Fonte | OAB

Brasília – A diretoria da OAB Nacional decidiu instituir a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários que irá mobilizar todas as Seccionais e Subseções e atuar nos casos concretos de tentativas de aviltamento das verbas devidas aos advogados. A Campanha vai contribuir com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia na fiscalização e combate às iniciativas que atentam contra a dignidade profissional dos advogados. No mês passado, foi criada também a Ouvidoria dos Honorários para recolher informações e reclamações de advogados que se sentirem aviltados no arbitramento de seus honorários.

Para o desenvolvimento da Campanha, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, designou grupo coordenado pelo vice-presidente Claudio Lamachia. Integram esse grupo: o Ouvidor Nacional da OAB, José Alberto Simonetti (AM); o Procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, conselheiro José Luis Wagner (AP); o Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, conselheiro Leonardo Accioly (PE); e o Diretor-Geral da Escola Nacional de Advocacia, conselheiro Henri Clay Santos Andrade, que propôs a realização da Campanha.

Tendo como principal foco a premissa segundo a qual os honorários advocatícios constituem verbas indispensáveis ao sustento do advogado, a OAB vai sustentar na Campanha que sua fixação em valores aviltantes constitui ultraje ao direito de defesa. Conforme destacou o presidente Marcus Vinicius, a entidade vem travando importante diálogo com os tribunais objetivando a revisão dos honorários fixados em valores irrisórios e trabalhando, no Congresso Nacional, para que novo Código de Processo Civil eles sejam devidamente respeitados. “Impensável o não reconhecimento legal de sua natureza alimentar”, afirmou.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Eleições no Bairro da Estufa em Ubatuba

Texto: recebido por e-mail
"A democracia esteve presente no Bairro da Estufa sendo vencedor o grande nome do Bairro, com 217 votos para a chapa 1 encabeçada por Robertinho do Povo. Seu adversário, Carioca da Chapa 2, contou coma 156 votos. Todos os votantes eram filiados a associação e estavam com as obrigações em dia. A posse da nova diretoria será no dia 17 de abril, na própria sede da associação.

OBS infelizmente o poder público não se fez presente em nenhum momento, o não comparecimento foi ressaltado por vários moradores, inclusive o vereador BIBI que antes falava em fazer uma chapa para concorrer, esteve jogando futebol ao lado onde aconteciam as eleições e nem sequer foi votar, muito menos compareceu ao local de votação. Apesar do vereador não ter esclarecido os motivos de sua atitude, aparentemente alguns deles podem ser a falta de compromisso com o próprio bairro e a não validação de documentos necessário para participar do pleito, vide o titulo de eleitor do bairro."

Anvisa Libera Comercialização de Bebidas de Soja da Marca Ades

Agência considerou satisfatórios os esclarecimentos apresentados pela empresa 
 
Fonte | Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução no Diário Oficial da União  desta segunda-feira (8) revogando a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo de produtos da marca AdeS alimento com soja, fabricados pela linha de produção TBA3G da Unilever Brasil, em Pouso Alegre (MG).

A resolução esclarece que a decisão de suspender a proibição levou em conta relatório de inspeção sanitária feita na empresa pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e de Pouso Alegre, entre 18 e 22 de março. A agência considerou  satisfatórios os esclarecimentos apresentados pela empresa.

A mesma resolução mantém a proibição de distribuição, comercialização e exposição ao consumo em todo o país do lote AGB25 do alimento com soja sabor maçã, de 1,5 litro, da marca Ades, por estar "em desacordo com as regras da legislação sanitária e por apresentar risco à saúde".  Trata-se de lote fabricado no dia 25 de fevereiro e que teria validade até o dia 22 de dezembro deste ano.

Em nota, o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, Agenor Álvares, disse que as investigações realizadas pela agência mostraram que a “falha foi pontual”. Ele esclarece que a Anvisa vai monitorar as medidas corretivas que estão sendo implantadas pela empresa. Segundo o diretor, a liberação da linha de produção não exime a empresa de dar continuidade às ações de recolhimento do produto Ades sabor maçã, lote AGB25, 1,5L.

No último dia 2, a Anvisa anunciou a proibição de fabricação de todos os lotes dos alimentos com soja da marca Ades de 1 litro e 1,5 litro pela fabrica da cidade mineira, depois de decisão anterior que proibia a comercialização de 96 unidades do lote com as iniciais AGB. A explicação dada pela agência foi que houve falhas no processo de envazamento da bebida, que motivou contaminação do produto por soda cáustica.

A Anvisa já encaminhou informação a todos os órgãos de Vigilância Sanitária estaduais sobre a medida

Prefeitura e População Discutem Soluções para o Lixo em Ubatuba


 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da PMU

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba vem realizando desde o dia 18 de março diversas reuniões com a população, para discutir a construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

As duas primeiras reuniões que ocorreram nos bairros da Estufa II e Centro, contaram com a participação de mais de 160 pessoas. Entre vários assuntos, foram discutidas as formas com que o lixo vem sendo disposto para descarte; as dificuldades encontradas por coletores que vendem materiais recicláveis; o serviço e o alcance do caminhão da coleta seletiva e as inúmeras possibilidades de trabalho nesse mercado. Foi proposto a formação de cooperativas, a criação de ECOPONTOS e Centros de Triagem e também a implantação do serviço de Educação Ambiental para os munícipes e para os turistas.

Na ocasião foi apresentado o Plano do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Prefeitura, no qual participam as Secretarias de Obras, de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente além da Sanepav e da Emdurb. O Secretário Municipal do Meio Ambiente Juan, ressaltou que o Poder Público está trabalhando para a implementação da Coleta Seletiva, porém, se faz indispensável a adesão da população e a valorização e respeito aos catadores que levam a sério esta atividade.

Outras duas reuniões, que ocorreram no bairro da Maranduba e Lázaro, também contaram com a presença de representantes de associações, agricultores, comerciantes, professores e pais de alunos. Foram discutidos assuntos importantes para reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, como a educação ambiental, a adequação do destino do lixo eletrônico, o uso do lixo orgânico para compostagem a ser usada em hortas, a logística reversa, entre outros. A criação de cooperativas foi bastante debatida e destacada como uma ação importante no ordenamento da coleta seletiva, que irá permitr a saída de coletores da ilegalidade, promovendo a geração de renda e mais empregos para a população.

O debate ainda não terminou e a Secretaria do Meio Ambiente convida todos interessados a participarem das próximas reuniões, que serão realizadas na Escola Gov. Mário Covas, no Bairro do Ipiranguinha, dia 10/04 às 18h30 e outra no Sertão do Ubatumirim, dia 13/04, em local e horário a serem confirmados.

TCE Orienta Câmaras Municipais da Região de São José dos Campos

Texto e Imagens: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

08/04/13 – SÃO PAULO – Informar os Presidentes de Câmaras e vereadores sobre as boas práticas e condutas nos atos e gastos públicos e orientar o Legislativo para uma boa prestação de contas. Foi com esse objetivo que uma equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) esteve em São José dos Campos para proferir palestra e se reunir com representantes de 37 municípios da região.

A palestra, que teve como tema “As Despesas da Câmara Municipal”, ocorreu no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos, na quinta-feira (4/4), ás 10h00. Dentre mais de 300 participantes no encontro, compareceram à palestra 19 (dezenove) Presidentes de Câmaras, e vereadores e servidores do Legislativo de toda a região.

Compuseram a Mesa Diretora, representando o município de São José dos Campos, o Prefeito Municipal, Carlinhos Almeida; a Presidente da Câmara, Vereadora, Amélia Naomi; o Vereador Luiz Carlos Mota; e o Secretário Municipal da Fazenda, Walter Pontes. Também participou da abertura do evento o Vereador Hernani Barreto, de Jacareí.

Representaram o Tribunal de Contas paulista o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; e a Diretora da Unidade Regional do TCE de São José dos Campos (UR 07), Claudia de Oliveira Puccineli Alves.

Dentre os assuntos abordados na palestra, proferida pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, estiveram gastos com combustíveis e frota, cartões de visita, remuneração e admissão de pessoal, limites de gastos do Legislativo, notas fiscais e sobre a elaboração de processos licitatórios para contratação de serviços e produtos. Ainda durante o encontro foram tratadas noções básicas sobre controle externo, jurisprudência do TCE, e legislações diversas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Lei das Licitações (8.666).
 
 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Omissões de Eduardo Cesar Ainda São Alvo do Tribunal de Contas

Texto: Marcos Leopoldo Guerra
Apesar da "administração" de Eduardo Cesar, em Ubatuba, finalmente ter acabado, a população de nossa cidade ainda sofrerá com as consequências de um período onde os desmandos e a corrupção passaram a ser objetivos a serem conquistados à cada dia.

O descaso com o dinheiro público não poupou sequer áreas prioritárias e fundamentais, como a Saúde. A Santa Casa de Ubatuba passou de entidade que necessitava de recursos para meio de encobrir desvios, apadrinhar inúteis e favorecer vereadores medíocres e corruptos.

CPIs foram barradas por vereadores incompetentes como Gerson Biguá, Americano e Frediani. Nem mesmo as graves e bem fundamentadas dnúncias do então vereador Ricardo Cortes tiveram êxito e mais uma CPI foi abortada. Ocorre que na vida, diferentemente da política, ou melhor politicagem, o tempo não apaga absolutamente nada, sendo que as consequências das ações e omissões terão início cedo ou tarde.

Uma leitura atenta ao despacho abaixo, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, oferece indícios do que poderá ocorrer, em função da não apresentação de notas e demais documentos  no TC 370/014/12 que verifica o convênio entre Santa Casa de Ubatuba e Prefeitura Municipal de Ubatuba, no valor de R$ 9.000.000,00 (nove milhões). Cabe a atual Provedoria da Santa Casa de Ubatuba ficar atenta e acompanhar atentamente essa prestação de contas, haja vista que caso não existam justificativas plausíveis, poderá, até mesmo, serem suspensos novos repasses ao único hospital de Ubatuba. 
  
PROCESSO: TC-000370/014/12

ÓRGÃO CONVENENTE: Prefeitura Municipal de Ubatuba
RESPONSÁVEIS: Eduardo de Souza César (Prefeito)
Clingel Antonio da Frota (Secretário Municipal de Saúde)
ENTIDADE CONVENIADA: Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba
RESPONSÁVEL: Neilton Nogueira de Lima (Administrador Provisório)
MATÉRIA: Convênio com Entidade do Terceiro Setor
VALOR: R$ 9.000.000,00
EXERCÍCIO: 2011
OBJETO: Programa de parceria para assistência médica, hospitalar e ambulatorial
INSTRUÇÃO: Unidade Regional de Guaratinguetá (UR-14)

A instrução dos autos indica que não foram apresentadas as notas dos empenhos vinculados ao convênio em exame e que a declaração de utilidade pública da entidade beneficiária está vencida desde 30/04/2007.

Nessas condições, assino novamente o prazo de trinta dias à Prefeitura Municipal de Ubatuba e à Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba para que apresentem as justificativas e documentos cabíveis, nos termos dos artigos 29 e 91, inciso I, da Lei Complementar nº 709/93.

Esclareça-se que o não atendimento, no prazo fixado, ensejará a aplicação das sanções preconizadas no artigo 101 e seguintes da referida Lei Orgânica.

Autorizo vista e extração de cópias, que deverão ser feitas no Cartório, observadas as cautelas de estilo.

Publique-se.

Voltem os autos pela ATJ e MPC.

Ao Cartório.

GC, em 01 de abril de 2013.

CRISTIANA DE CASTRO MORAES
CONSELHEIRA

Aberta Inscrições para I Curso Sobre Improbidade Administrativa

Curso para magistrados vai auxiliar no combate à improbidade administrativa 
 
Fonte | CNJ

Magistrados de todo o País têm até o dia 16 para se inscrever no I Curso sobre Improbidade Administrativa, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), vinculada ao Superior Tribunal de Justiça. O curso é resultado da cooperação entre a Enfam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo apoiar os magistrados no cumprimento da Meta 18 estabelecida no VI Encontro Nacional do Judiciário, realizado em novembro de 2012. A meta estipula que, até o fim deste ano, devem ser julgadas todas as ações de improbidade administrativa distribuídas até 31 de dezembro de 2011.

A capacitação é fundamental devido à complexidade inerente às ações de improbidade administrativa, comenta o conselheiro do CNJ Gilberto Valente Martins, um dos idealizadores da meta. O combate à improbidade e aos crimes contra a administração pública é uma das prioridades do Poder Judiciário para este ano, conforme prevê meta estabelecida pelos tribunais e coordenada pelo CNJ.

O treinamento, de 40 horas, será feito à distância, com o uso de ferramentas de tecnologia, e dará maior segurança e celeridade ao julgamento de pelo menos 18 mil ações de improbidade administrativa que tramitam na Justiça brasileira. “Esse curso é uma necessidade em função da dificuldade dos magistrados em julgar esse tipo de ação”, afirma a ministra Eliana Calmon, diretora-geral da Escola. As aulas começarão no dia 22 de abril.

Levantamento preliminar do CNJ já identificou ao menos 18 mil ações de improbidade administrativa ajuizadas até o final de 2011 – e ainda não julgadas, número que pode triplicar até o levantamento final. A ministra espera que os magistrados capacitados pela Enfam difundam o conhecimento junto aos seus pares. “Queremos multiplicar os juízes aptos a julgar com mais segurança as ações de improbidade”, disse.

Para o conselheiro Gilberto Valente, a iniciativa da Enfam é um exemplo às demais escolas da magistratura, que também deveriam oferecer cursos de capacitação na área de improbidade administrativa.

Condenações

Os condenados nas ações de improbidade administrativa, além de reparar os danos causados e restituir os bens e valores indevidamente obtidos, estão sujeitos ao pagamento de pesadas multas e também podem ter seus direitos políticos suspensos e serem declarados inelegíveis por oito anos. Além disso, a condenação por improbidade administrativa surte efeitos com relação à aplicação da Ficha Limpa.

Inscrições

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 16/4 exclusivamente pelo site da Enfam:  http://www.enfam.jus.br/inscricoes-para-o-curso-de-improbidade-administrativa/

domingo, 7 de abril de 2013

As 10 Publicações Mais Lidas na Semana





























03/04/2013










31/03/2013













































O Merecido Bolo

Texto: Pedro Cardoso da Costa (*)
 
Não resta dúvida de que a sociedade brasileira tem demonstrado uma insatisfação total diante da péssima prestação dos serviços públicos. Por enquanto, os protestos têm se limitado aos gritos. De tanta gritaria, alguns slogans viraram meros clichês.

Um desses são os gritos por justiça... justiça... justiça... Todos os dias a televisão brasileira transmite programas mostrando pessoas numa grita geral diante de mais um corpo de um jovem assassinado pela polícia, por ex-companheiro do tráfico ou do crime em geral. Essas reclamações não têm trazido resultados práticos. Eis o ponto crucial para um debate.

Existe uma cobrança generalizada por mais politização dos brasileiros e se alega a pouca participação nas ações dos gestores públicos.

Mas são esses mesmos que não criticam um vidro quebrado, um carro virado, um rolo de papel atirado nos endeusados políticos. Certa vez, o governador Mário Covas tentou passar por cima do professorado em greve e foi atingido por um ovo na testa. Repetiu-se a argumentação de época do risco à democracia.

Claro que em sã consciência ninguém é favorável à depredação de bens públicos. Entretanto, os chamados formadores de opinião precisam apontar uma forma de reivindicação adequada e que traga resultados concretos.

Por exemplo, precisam dizer como se deve fazer um protesto contra o aumento abusivo no preço das passagens de ônibus para forçar a diminuição do preço. Quebrar não deve, impedir a saída das garagens não pode, pois atrapalharia a vida de quem não tem nada a ver. Tudo bem: basta os críticos dizerem o que deve ser feito.

São totalmente ignorados os emails, os telefonemas, os desabafos em redes sociais e as denominadas manifestações pacíficas. A prova recente disso são as eleições dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias da Câmara dos Deputados.

Os palpiteiros literalmente agem como todo brasileiro comum. Eles se colocam acima ou fora do problema ao atribuir solução sempre como dever do outro. Há que se ter a coragem de defender algumas medidas drásticas nos embates reivindicatórios. Por mais erros que cometam, a opinião pública tem que definir de qual lado está. Defender participação sem consequências é contraditório e sociologicamente insustentável.

Como tento praticar as ideias que defendo, certa vez fui convidado para falar sobre cidadania e a participação política.

Pedi aos organizadores que fizessem dois bolos. Um de chocolate, com cerejas na cobertura, o outro de fubá, bem sem doce, propositalmente horrível. E comecei a falar de tratamento igualitário, de participação das pessoas para que os políticos melhorassem a condição social da população. Sempre que faço qualquer palestra, sugiro que as perguntas sejam feitas na hora da dúvida para saírem mais contextualizadas – e não no fim, como a maioria exige.

Com os demais componentes da mesa, começamos a comer o bolo de chocolate, e a plateia o de fubá. Em poucos minutos, um cidadão indagou por que a diferença de tratamento, se eu pregava exatamente em sentido contrário.

Respondi que o objetivo seria aquele questionamento. Expliquei que assim são as políticas públicas no Brasil. Enquanto eu não corresse o risco de perder o bolo de chocolate, eu jamais melhoraria o bolo deles. Apenas melhoraria o deles, se não houvesse risco de perda, mas somente igualaria se houvesse ameaça de perder tudo. Eu resistira enquanto pudesse e usaria todas as armas para manter minha mordomia. Já a população só chegaria a igualdade se me vencesse. E nós estamos no plano físico, e o Estado é a prova inconteste de que, em última instância, a força física é quem predomina. Cabe aos formadores de opinião mencionar como e até onde empregá-la. Outro discurso é teoria dissimulada com o objetivo deliberado de manter cada um comendo o bolo que merece.
 
(*)  Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP -  Bacharel em direito

Uma Administração Desorientada e Despreparada em Ubatuba

 
Operação Tapa Buracos na Picinguaba - Ubatuba - SP

Texto: Elias Penteado Leopoldso Guerra
Foto: Assessoria de Comunicação PMU


Mais uma absurda operação “tapa buracos” realizada pordeterminação do Prefeito Mauricio, que não aprendeu a lição que lhe foi dada por um mestre de obras e seus auxiliares, que, voluntariamente, em suas horas de folga, jogaram na Av. Franklin Toledo Piza, Tenório, entulho de construção, resto de cimento, pedras, cacos de tijolos, areia, para amenizar a situação calamitosa dessa via se encontrava que estava e está intransitável, sabendo que se tratava de uma operação de emergência, precária, já que a Prefeitura nada fazia. (vide matéria "Cidadãos Fazendo o Trabalho de Moromizato em Ubatuba")

Por sua total falta de discernimento e bom senso, de não ter a menor ideia do que estão fazendo e ainda divulgando esse absurdo fato à população como motivo de glória, o Prefeito, o Secretário de Obras e o Administrador Regional Norte demonstram não estar preparados para exercer a gestão da Cidade.

Tapar buracos com terra é a mesma coisa que tentar encher um balde totalmente furado. Sob a ação da menor chuva, com circulação de veículos, os buracos estarão novamente abertos. No Tenório, na Av. Franklin de Toledo Piza, (vide matéria "Serviço Inadequado da Operação "Tapa Buracos" no Tenório") os buracos VOLTARAM A SE ABRIR EM MENOS DE UMA SEMANA, apesar de que nessa operação foi usado, aparentemente, uma mistura de piche e asfalto, a qual se mostrou totalmente inadequada, pois o conserto não durou uma semana.

sábado, 6 de abril de 2013

Gerente de Supermercado é Preso por Vender Lotes Proibidos de Ades

Prisão foi feita pela Polícia Civil, após receber denúncia do pai de uma cliente hospitalizada depois de ingerir a bebida comprada no supermercado 
 
Fonte | Agência Brasil

São Paulo – O gerente de um loja do supermercado Todo Dia, do grupo Walmart, foi preso em flagrante, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, por, segundo a polícia, vender lotes proibidos de produtos Ades, da Unilever. A venda foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após contaminação de um lote do produto com soda cáustica. A prisão foi feita pela Polícia Civil, após receber denúncia do pai de uma cliente hospitalizada depois de ingerir a bebida comprada no supermercado. Segundo a polícia, o gerente foi solto após pagamento de fiança.

A polícia apreendeu várias caixas do produto cuja venda está suspensa pela Anvisa desde o dia 18 de março deste ano. A interdição de lotes do produto ocorreu após ter sido constatada falha no processo de higienização das máquinas da linha de produção, o que resultou em contaminação por soda cáustica. Na terça-feira (2), a Anvisa decidiu manter suspensa a fabricação, distribuição, comercialização e o consumo de todos os lotes de alimentos com soja da marca Ades identificados pelas iniciais AG, tanto nas embalagens de um litro quanto nas embalagens de 1,5 l.

Por meio de nota, o supermercado Todo Dia diz ter retirado os produtos Ades de suas lojas desde o dia 18 de março, data da resolução publicada pela Anvisa. “Em relação ao caso ocorrido na loja de Itaquera, de acordo com a própria polícia, um cliente adquiriu no dia 16 de março o produto, que foi consumido por sua filha (17 anos) no dia 17 de março, datas anteriores à resolução da Anvisa. Quanto à ação realizada pela polícia nesta loja, a empresa iniciou imediatamente um processo de investigação interna, está colaborando com a polícia e em contato com a família da cliente para o esclarecimento do caso”, informa a rede.

A Unilever, fabricante do Ades, disse que após ter confirmado o problema registrado com 96 unidades do produto, sabor maçã, de 1,5L (lote AGB25), que foram envasadas com solução de limpeza, fez um recall do produto e mobilizou funcionários para apoiar redes varejistas a recolher as unidades impróprias dos produtos. “No dia 18/03/2013, a Anvisa reforçou o recall da Unilever e decidiu, de forma preventiva, suspender a distribuição e comercialização de todos os lotes identificados com as iniciais AG, fabricados na linha TBA3G, uma das onze linhas que produzem Ades na fábrica em Pouso Alegre”, diz a nota da empresa.

Centro de Saúde Também Atenderá Pessoas com Sintomas da Dengue

Texto e Foto (*): Assessoria de Comunicação da PMU
A Secretaria de Saúde colocou em prática nessa semana uma operação especial de atendimento às pessoas com sintomas da dengue na cidade. O Centro de Saúde está com as portas abertas das 8 às 17 horas de 2ª a 6ª, com uma equipe destinada especificamente para o atendimento aos casos suspeitos. No local, também já é possível fazer a coleta de hemograma para controle.
O principal objetivo da iniciativa é evitar uma demanda excessiva de pacientes na Santa Casa e nos Postos de Saúde dos bairros. De acordo com a secretária de Saúde, Ana Emília Gaspar, o momento é de ação não só no combate ao mosquito transmissor, como também no sentido de estruturar o atendimento às pessoas infectadas.
“Infelizmente, a situação da dengue está ruim em toda região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Nossa vizinha Caraguá, por exemplo, já está em estado de epidemia, portanto o momento agora é preparar e ampliar a assistência aos casos que chegam até o sistema de Saúde”, afirma a secretária Ana Emília, ressaltando que Ubatuba segue apresentando um dos menores índices de casos confirmados de toda a região. Ao todo, são 1307 casos suspeitos notificados, 144 casos confirmados, 262 casos descartados laboratorialmente e 901 casos em andamento.
Além do Centro de Saúde, os PAs Maranduba (Sul) e Ipiranguinha (Oeste) que também estão coletando o hemograma e realizando primeiro atendimento aos sintomáticos de dengue.
(*) Foto: Centro de Saúde fica localizado na Avenida Rio Grande do Sul, número 710, na região Central da cidade.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ordem do Dia da 09ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 09 de abril de 2013

O Vereador Eraldo Todão Xibiu – PSDC, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 09ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 09 de abril de 2013, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:

ORDEM DO DIA:
 
EM SEGUNDA DISCUSSÃO:

01 - Projeto de Emenda a LOM nº. 01/13, Mensagem nº. 06/13, do Executivo, que dispõe sobre a alteração dos artigos 204 e 211 da Lei Orgânica do Município de Ubatuba.

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

02 – Projeto de Lei nº. 19/13, Mensagem nº. 013/13, do Executivo, Dispõe sobre a qualificação de entidades de fins não econômicos como Fundação e autoriza o Poder Executivo a firmar contratos de gestão com fundações e termos de parceria com organizações da sociedade civil de interesse público, e dá outras providências.

03 – Projeto de Lei nº. 25/13, Mensagem nº. 014/13, do Executivo, Autoriza o Poder Executivo outorgar permissão de uso das vias de circulação à Companhia Municipal de Turismo – COMTUR.

04 – Pedido de Informação nº. 08/13, do Ver. Silvinho Brandão – PSB, para que forneça relação dos permissionários que possuem concessão de “bancas de jornais e revistas“ no Município de Ubatuba.

05 – Requerimento nº. 34/13, da Verª. Pastora Daniele - DEM, que seja oficiado à SABESP, que tomem as devidas providências junto a empreiteira contratada terminem as obras de Saneamento do Bairro da Estufa II.

06 - Requerimento nº. 35/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, a ELEKTRO – colocação de 01 luminária na Rua Toyota, na altura do nº 44, Bairro do Sesmaria.

07 - Requerimento nº. 36/13, da Verª. Flavia Pascoal – PDT, ELEKTRO, solicitação de informações sobre os processos, UC 37103571, UC 37031333, UC 37031236, UC 37031287, UC 37031309, UC 3705872, que não foram atendidos.

08 - Requerimento nº. 37/13, da Verª. Flavia Pascoal – PDT, para que proceda o termino das obras de reparo do asfalto da Rua Bangu, Bairro da Estufa II.

09 - Requerimento nº. 38/13, do Ver. Ivanil Ferretti – PDT, para que seja oficiado ao Deputado Estadual Padre Afonso Lobato, para que interceda junto ao Governo do Estado no intuito de que seja destinada para o Município de Ubatuba, verba para a infraestrutura do Bairro Bela Vista.

10 - Requerimento nº. 39/13, do Ver. Ivanil Ferretti – PDT, para que seja oficiada a Empresa de Transporte Urbano Verde Bus, que tome as devidas providências, quanto à troca do telhado do Terminal Rodoviário de Ônibus.

Eraldo Todão Xibiu - PSDC
Presidente

CGU Publica na Internet 24 Relatórios de Fiscalizações

Fonte: Assessoria de Comunicação Social CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) acaba de publicar em seu site mais 24 relatórios de fiscalizações realizadas a partir de demanda externa, seja por solicitação de outros órgãos de defesa do Estado ou por denúncia de cidadãos. Acesse a Pesquisa de Relatórios e depois clique na aba ‘Linha de Atuação’. Ferramenta disponível no site da CGU, desde dezembro do ano passado, permite que o usuário pesquise os relatórios de fiscalização, auditoria e avaliação que lhe interessam.

Os relatórios, ora disponibilizados, apontam irregularidades na aplicação de recursos federais repassados a municípios das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste por meio de programas nas áreas de Educação, Urbana, Assistência Social e de Desenvolvimento Agrário. Entre as irregularidades, há falhas no pagamento de despesas, na fiscalização de obras e serviços, e deficiências na formação de preços. Cabe informar que os gestores municipais puderam se manifestar sobre as constatações.

Além dos órgãos que solicitaram as fiscalizações, os ministérios responsáveis pelos programas federais também receberam cópia dos relatórios para adoção de providências.