segunda-feira, 13 de maio de 2013

CGU Participa da Operação Martelo para Desarticular Esquema de Corrupção em Licitações

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU
A Controladoria-Geral da União (CGU), a Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB) realizaram em 07/05/2013 a Operação Martelo, com objetivo de combater a corrupção e o desvio de recursos públicos em vários órgãos e entidades ligados às áreas de saúde e educação localizados na região Norte do país, dentre os quais Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Estão relacionados à operação processos de licitações e contratos públicos que superam o montante de R$ 40 milhões.
 

Na operação foram cumpridos sete mandados de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de afastamento de servidores públicos de suas funções, 19 mandados de sequestro de bens móveis e três mandados de sequestro de bens imóveis, além de outras medidas cautelares. As investigações foram iniciadas em 2007, no âmbito de inquérito policial que tramita sob segredo de justiça, instaurado para apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, fraudes em licitação, peculato, crimes contra a ordem econômica, quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, dentre outros.
 

Os mandados estão sendo cumpridos em Manaus e Parintins, no Estado do Amazonas, e em Porto Velho, capital de Rondônia, por um contingente de aproximadamente 150 policiais, 16 servidores da CGU e 20 servidores da SRFB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário