sábado, 18 de maio de 2013

TSE e 18 Tribunais Regionais Participam do Projeto Ação Global Nacional Neste Sábado (18)

Texto e Imagem: TSE

Buscando aproximar ainda mais os cidadãos brasileiros de seus direitos como eleitor, a Justiça Eleitoral participará neste ano da 20ª edição do projeto Ação Global Nacional – uma parceria entre a Globo e o Sesi –, que ocorrerá neste sábado (18) nas cinco regiões do país. Durante o evento, serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas jurídica,  cidadania, lazer, educação e saúde preventiva. A participação da Justiça Eleitoral se dará em 18 Estados e no Distrito Federal.

Além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que representará a Justiça Eleitoral no DF, participarão da iniciativa os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Entre os serviços que serão oferecidos nos estandes da Justiça Eleitoral espalhados pelo país estão alistamento eleitoral, emissão de segunda via e regularização do título, transferência de domicílio eleitoral, recadastramento biométrico, emissão de certidões e esclarecimentos ao eleitor. Em algumas localidades, os eleitores também poderão simular o voto na urna eletrônica e se divertir com o Jogo do Eleitor.

Esta edição do projeto Ação Global, que terá como tema central as mulheres, contará com a colaboração de cerca de 30 mil voluntários – entre elenco e profissionais da Globo, servidores públicos, instituições privadas e ONGs locais. O objetivo é promover um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento e ajudar a transformar a realidade de milhares de mulheres com informações sobre seus direitos e serviços.

O projeto

Ao longo dos 18 anos de história, a Ação Global já beneficiou cerca de 19,5 milhões de pessoas e prestou mais de 41 milhões de atendimentos. O projeto já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri-PI, Araguaína-TO e Cruzeiro do Sul-AC.

Em 2012, a edição da Ação Global Nacional realizou quase dois milhões de atendimentos e contou com a participação de 31 mil voluntários.

Confira a seguir, os serviços que serão oferecidos pela Justiça Eleitoral nos 18 Estados e no DF:
 
Alagoas
Em Alagoas, o projeto será realizado em Maceió e em Arapiraca. O posto da Justiça Eleitoral, no entanto, estará apenas na capital alagoana, das 9h às 17h, e serão oferecidos os seguintes serviços: emissão de título de eleitor, transferência e regularização da situação eleitoral.

Amapá
No Amapá, a cidade contemplada com o projeto Ação Global será a capital Macapá. Durante o projeto, os eleitores do município poderão fazer o recadastramento eleitoral com a coleta das impressões digitais, o chamado recadastramento biométrico.

Ceará
Os eleitores de Caucaia, no Ceará, também terão a oportunidade de participar do projeto. Na cidade, a Justiça Eleitoral oferecerá os serviços de emissão de título, transferência e revisão eleitoral.

Distrito Federal
No DF, um estande do Tribunal Superior Eleitoral será montado na Região Administrativa do Recanto das Emas. Das 8h às 17h, os eleitores poderão fazer seu pré-agendamento para o recadastramento biométrico, assistir a palestras, simular o voto na urna eletrônica e se divertir com o Jogo do Eleitor. Além disso, o TSE sorteará exemplares do Código Eleitoral e distribuirá a cartilha Perguntas e Respostas.

Goiás
Em Goiânia, os serviços oferecidos pelo TRE serão: alistamento eleitoral, transferência, revisão de dados, segunda via e regularização da situação eleitoral. Os atendimentos serão feitos das 8h às 17h.

Maranhão
Na capital, São Luís, os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico obrigatório.

Minas Gerais
Aos eleitores mineiros residentes em Belo Horizonte serão oferecidos, das 9h às 16h, os seguintes serviços: emissão de título de eleitor, transferência e segunda via do título, entre outros.

Mato Grosso do Sul
Os serviços no Estado serão oferecidos na cidade de Corumbá. O TRE fará alistamento eleitoral, emissão de segunda via do título, transferência de domicílio eleitoral e revisão do título.

Pará
O posto de atendimento do TRE será instalado no município de Parauapebas, das 9h às 17h, onde serão oferecidos serviços como alistamento eleitoral, emissão de segunda via do título de eleitor, transferência e revisão do título.

Paraíba
O projeto Ação Global estará na cidade de Sousa, das 9h às 17h. No estande do TRE serão oferecidos serviços como emissão de título e consulta sobre transferência de domicílio eleitoral.

Pernambuco
Na cidade de Igarassu, será apresentado o jogo do eleitor para divulgar conhecimento sobre o processo eleitoral, estarão disponíveis três urnas de treinamento e haverá um ciclo de palestras sobre o voto eletrônico e o recadastramento biométrico. O mascote da urna eletrônica também distribuirá panfletos sobre a importância e as vantagem de ser um mesário voluntário. Os serviços serão oferecidos das 9h às 17h.

Paraná
Os serviços da Justiça Eleitoral serão oferecidos, das 9h às 17h, na cidade de Araucária. Em um estande serão exibidos vídeos institucionais e esclarecidas dúvidas dos eleitores.

Rio de Janeiro
Dois ônibus da Justiça Itinerante levarão diversos serviços aos eleitores do Bairro de Vila Isabel, na capital fluminense, das 8h às 16h.

Rondônia
Na capital rondoniense, Porto Velho, o estande do TRE fará alistamento eleitoral, emissão de segunda via do título e transferências. Também serão esclarecidas dúvidas sobre o uso da biometria no dia da votação. Os atendimentos serão das 9h às 17h.

Rio Grande do Sul
Das 9h às 17h, os eleitores da cidade de Igrejinha poderão contar com os seguintes serviços: alistamento eleitoral, inscrições, transferências e atendimento/informações ao eleitor.

Santa Catarina
Alistamento Eleitoral, regularização de situação eleitoral, fornecimento de certidões e esclarecimentos gerais serão os serviços oferecidos pelo TRE aos eleitores do município catarinense de Dionísio Cerqueira.

Sergipe
Os eleitores da capital Aracaju poderão se dirigir ao posto de atendimento do TRE para fazer o recadastramento biométrico e solicitar informações, das 8h às 17h.

São Paulo
O atendimento será feito aos eleitores do município de Santana, das 9h às 17h. No estande da Justiça Eleitoral, eles poderão fazer o seu recadastramento biométrico.

Tocantins
Em Paraíso do Tocantins, será realizado alistamento eleitoral, emissão de segunda via do título e emissão de certidões, das 9h às 17h. Os servidores e colaboradores do TRE também esclarecerão dúvidas dos eleitores.


Mais informações podem ser obtidas nos sites dos TREs .

Nenhum comentário:

Postar um comentário